Aprender francês com vídeos: Grasse – A Capital do Perfume

Aprendendo francês com vídeos é uma experiência na qual traremos para vocês vídeos acompanhados das transcrições e traduções, como um jogo interessantíssimo para qualquer estudante de línguas, unindo aprendizado e informação – prazer e cultura. A grande maioria dos vídeos virão do YouTube, portanto como forma de retribuir aos canais que produziram os vídeos, pedimos que você dê o seu “LIKE” (“j’aime”) no vídeo (ao clicar para reproduzir você verá a opção “gostei” no próprio vídeo). E compartilhe esse post com seus amigos, se você gostou! E não esqueça de deixar sua opinião sobre a experiência nos comentários abaixo!

 

Grasse, a capital mundial do perfume

(transcrição nas legendas)

Tradução:

Grace, cidade da “Côte d’Azur” (região francesa) é a capital mundial do perfume.

A cidade adquiriu ao longo dos séculos um saber-fazer único conservado no museu internacional da perfumaria de Grasse.

A atividade da perfumaria nasceu em Grasse no século XVII no contexto na produção de luvas. O perfume servia na época para “disfarçar” o cheiro do couro, e satisfazer a moda das luvas perfumadas.

A partir do século XVIII a atividade de produção de luvas foi sendo abandonada e dando lugar somente à perfumaria.

Grasse se beneficia de um micro-clima suave e ensolarado, favorável ao cultivo de flores. Os campos de rosa centifólia, de jasmim ou ainda de tuberosa, se desenvolveram primeiro em volta da cidade e depois em pequenas cidades vizinhas.

No século XIX as grandes “casas de perfume” criaram “comptoir” pelo mundo inteiro e importavam matérias primas como açafrão, sândalo ou baunilha que eram refinados em Grasse.

Os perfumistas de Grasse desenvolveram novos processos como a destilação por injeção de vapor direto. Esse espírito de inovação se mantém hoje em dia através de uma importante atividade de pesquisa e desenvolvimento.

Mas é sobretudo uma sensibilidade única adquirida ao longo dos séculos que faz a excelência da perfumaria de Grasse.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *