O que significa o provérbio: “Aime-toi et tu auras des amis”?

Aprender Francês com Provérbios

“Aime-toi et tu auras des amis”

Confira o audio por falantes nativos:

“Ama-te a ti mesmo e tu terás amigos”

O amor por si-próprio é sem dúvida o passo número um da vida. Esse provérbio pra mim faz muito sentido. No yoga, conhecer-se a si mesmo é a mesma coisa que entender que já somos a felicidade que buscamos. Que já somos a “plenitude” e a paz. Neste sentido, a prática de yoga é uma preparação para que possamos ver nossa realidade como essa plenitude. Pois uma mente cheia de conflitos e preocupações não consegue dar conta de perceber essa paz.

E isso pra mim é o verdadeiro significado de amor – a plenitude. Se ela é encontrada em um casal, tudo bem. Mas é possível encontrar esse amor em si mesmo. E claro que, se nos amamos, se somos felizes, quem é que não vai querer estar do nosso lado? É fácil perceber isso: quem é que gosta de estar ao lado de gente que só reclama? Claro que devemos apoiar os amigos nos momentos dificeis, mas devemos fazer o esforço do “contentamento”, para estarmos o máximo do tempo positivos e felizes. E na verdade, quando vamos entendendo que já somos a felicidade que buscamos, e que está tudo bem… Daí, o contentamento é natural… ; )

Esse provérbio me lembra uma frase de Clarice Lispector, escritora brasileira: “Ama-te a tí mesmo, é o que está certo!”…

Por hoje é isso! E acho que por hoje e “por sempre”, afinal, amar a sí mesmo é tudo! ; )

Grande Abraço,

Rafael Tosta!

 

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *