Artigo: Estátua da Liberdade

A Estátua da Liberdade é um monumento na região de Manhattan, que fica na ilha da liberdade, na cidade de Nova Iorque, podendo chegar ao local de Nova Iorque ou Nova Jersey, via ferry (barca), considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO, e, desde 2007, é também considerada uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

É um famoso ponto turístico americano, que simboliza a liberdade e a democracia. O monumento foi um presente dos franceses enviado para os Estados Unidos em 1886, como celebração ao centenário da independência da nova nação.

A ideia partiu do historiador francês Édouard de Laboulaye. Mas o projeto foi realizado e executado pelo artista plástico Frédéric-Auguste Bartholdi e a parte interna da estátua foi concebida por ninguém menos que Alexandre Gustave Eiffel, o responsável pela famosa Torre Eiffel.

A estátua foi concluída em julho de 1884. Após ser desmontada em 350 peças, e embalada em 214 caixas, foi colocada a bordo da fragata francesa Isere, que a transportou até os Estados Unidos. Chegou a Nova York um ano depois, em 1885. Em abril de 1886, a construção do pedestal, projeto do americano Richard Morris Hunt, foi concluída. A estátua levou 4 meses para ser montada, já em seu pedestal. A Estátua da Liberdade foi inaugurada pelo então presidente norte-americano Grover Cleveland, no dia 28 de outubro de 1886.

As medidas da estátua são impressionantes. Segundo o Guinness, o livro dos recordes, trata-se da escultura mais pesada do mundo, com 225 toneladas. Sem o pedestal a estátua mede 46, 5 metros, sendo que com ele, alcança os 92,99 metros. Para chegar até o topo, são 354 degraus, o equivalente a 22 andares.

O fogo da tocha erguida pela mulher representa a liberdade do povo, assim como a própria estátua. Em sua coroa existem 25 janelas (que simbolizam as jóias encontradas naquelas terras) e 7 raios (que representam os sete continentes e os sete mares do mundo). Em sua mão esquerda segura uma tábua, na qual está escrita: 4 de Julho de 1776, em algarismos romanos.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *