Início Tutoriais Tutorial ANKI

Tutorial ANKI

1716
0

Bonjour!!!

Esse é artigo um pouco diferente dos demais, porque ele é na verdade um tutorial. Um passo a passo pra usar uma ferramenta muito legal de repetição espaçada. Ou seja, uma ferramenta pra te ajudar no estudo do francês. Eu vou explicar como baixar, instalar e usar o Anki no estudo de idiomas.

Por que o ANKI ajuda no aprendizado?

Seria incrível se pudessemos registrar em nosso cérebro tudo que aprendemos e vemos pela primeira vez, como um “salvar” no computador. Mas na nossa incrível constituição de seres humanos, somos dotados da capacidade de esquecer, o que nos ajuda muito a seguir a vida mais relaxados e felizes, rs… Porém… No estudo de línguas, isso acaba trazendo lentidão pro processo. Mas, se usarmos um sistema de repetição simples e efetivo, acabamos por armazenar esse aprendizado de forma mais definitiva. Resumindo, revisando e treinando o material estudado com intervalos específicos, internalizamos melhor o conteúdo. O Anki, permite isso pra gente. Vamos ver como…

Primeiro baixar e instalar o Anki

1 – Entre no site do Anki e faça o download do programa. link: http://ankisrs.net/

2 – Na página inicial você verá o botão de “Download”.

3 – Você vai ser redirecionado para uma outra página, escolha então o seu sistema operacional, e faça o download. O Anki funciona também pra Mac, linux, iphone e android…

 

Clique no arquivo que você baixou, siga os passos e instale o programa.  

Como estudar usando o Anki

O Anki é um SRS (Spaced Repetition System), ou seja, um sistema de repetição espaçada. Através do conteúdo de francês que a gente insere no programa o Anki gera de acordo com alguns mecanismos específicos que vamos ver, o espaçamento e número de repetições com os quais devemos estudar o material.

A idéia é que conteúdos novos como frases, provérbios, citações, expressões, gírias, que aprendemos, sejam inseridas como ”cartas” dentro um baralho do Anki. Conforme vamos revisando o material, vamos classificando as cartas como fáceis, difíceis, etc, e com isso o programa calcula o espaçamento e número de repetições para cada carta. Assim, você re-vê aquilo que está por esquecer, até que isso fique bem internalizado.

Vamos ver na prática…

Essa é a tela inicial, quando você abrir o Anki, essa será a tela. A primeira coisa é criar uma conta, desse modo você terá sempre o seus Baralhos (decks) e os seus Cards (cartões) salvos no servidor do programa, e pode acessá-los de qualquer computador ou pelo celular. Para isso, clique no botão circulado de azul na imagem abaixo.

Após clicar, um campo para login e senha aparecerá, clique em “registre-se” (sublinhado e azul).

Depois, você será redirecionado ao site do Anki, onde a tela abaixo aparecerá. Clique em “Sign Up”.

Depois disso é confirmar o e-mail e a senha.

Novamente no ANKI, na tela de login, coloque o e-mail que você usou para criar a conta no campo “Usuário AnkiWeb” e a senha no campo correspondente.

Vamos agora criar um baralho (deck), onde você vai colocar as suas frases. Para isso, clique em Criar Baralho, e depois coloque o nome que você quiser pra se organizar.

Depois de criado o baralho, basta clicar em cima do nome dele na tela inicial e depois em “Adicionar” para adicionar uma frase nova.

Na frente, você coloca a frase em francês, e no verso em português. E claro, se quiser pode ser ao contrário, se fizer sentido pra você assim. Procura colocar sempre as palavras dentro um contexto, escrevendo frases inteiras. Isso ajuda na contextualização, no uso prático e ainda traz outras palavras novas de bandeja. Depois clica em adicionar.

Agora, é só ir inserindo as frases. Também dá para sublinhar, negritar ou mudar a cor de uma parte/palavra/expressão que você ache legal destacar..

Como estudar o baralho?

Na tela inicial do Anki, você vai ver seu baralho e o número de cartões que você inseriu dentro. Por padrão, o Anki disponibiliza 20 cartões novos por dia para estudo, independente de quantos você adicionar. O número padrão é ótimo, pois, quando você tiver que revisar os cartões que já estudou, o número de cards a estudar diariamente não será tão grande. Depois clique no baralho, e em seguida clique em “estudar agora”.

O primeiro card aparece. Veja a frase que adicionamos. Agora você deve ver a frase e tentar lembrar o que ela significa (não a tradução exata, mas sim o sentido da frase). Depois clique em “Mostrar Resposta”, e aí, o Anki mostra para você a resposta ( o verso do cartão). Se você acertou, identifique se foi “bom” ou “fácil”, e se errar, marque “errei”. A idéia é você dizer pro Anki, como classificar as frases para otimizar seus estudos. Com base na sua resposta, o Anki vai calcular quando deve lhe mostrar novamente a frase. A partir daí, continue estudando o resto dos cards no seu baralho.

Quando você terminar de estudar, aparecerá esta tela abaixo. Sempre que você puder, uma vez por dia, você abre o Anki e estuda. Ele automaticamente mostra os cards certos para você estudar/revisar. Lembre-se, você deve abrir o Anki todos os dias, ele não avisa automaticamente, nem mesmo no aplicativo para Smartphones.

 

Não esqueça de baixar o aplicativo pra i-phone ou android.

É isso… Façam bom uso desta incrível ferramenta. Sempre que ver um post novo no blog com alguma curiosidade que você gostaria de aprender, coloque (as frases) no Anki. O Anki também possui outros recursos mais avançados, porém os que eu ensinei neste post já é suficiente para um estudo super efetivo.

 

 

Receba o "Resumo Semanal"

Quer receber o "Resumo dos Ateliers Semanais" todos os domingos no seu e-mail com todos os materiais e conteúdos da semana?

Fique tranquil@, eu NUNCA enviarei e-mails não solicitados (spam). Powered by ConvertKit

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here