Início Sem categoria Dois Segredos da Gastronomia Francesa!

    Dois Segredos da Gastronomia Francesa!

    1689
    0

    Quem não é apaixonado pela gastronomia francesa?

    O curioso é que muitas pessoas respondem a essa pergunta, seja positiva ou negativamente, e no fundo não tem idéia do que seja de fato a Gastronomia Francesa.

    O que é perfeitamente normal, já que o tema é apaixonantemente profundo e exige um pouco de estudo pra quem quer realmente curtir e aproveitar esse universo de sabores e experiências.

    Vamos partir do começo? Um fato básico:

    Em 2010, a gastronomia francesa foi incluída pela UNESCO, na lista do patrimônios imaterial da humanidade.

    Isso se deu porque os especialistas consideraram que a gastronomia francesa, com seus rituais e sua apresentação para se preparar a comida, reúne as condições necessárias para fazer parte dessa importante lista.

    Isso porque, segundo os experts no assunto, a gastronomia francesa está diretamente ligada a uma “prática social destinada a celebrar os momentos mais importantes da vida dos indivíduos e dos grupos”.

    E como marido de uma francesa, eu posso afirmar por experiência própria: tudo, ou quase tudo, gira em torna da comida.

    É claro que no Brasil e pelo mundo, a comida sempre está presente nas festividades e nos encontros sociais. Mas às vezes ela fica de lado numa mesa à parte e as pessoas vão se servindo, ou às vezes existe uma pausa rápida para consagrar o alimento.

    Na França ela é o centro. Horas e horas em volta da mesa, o banquete (palavra de origem francesa) vai acontecendo prato à prato, regado a diferentes tipos de vinhos e outras bebidas…

    Pra cada festa e momento social, exige um prato específico, ou uma sobremesa “X”, acompanhado do vinho “Y”…

    As combinações de elementos são explosivas, e a experiência é fatal. Come-se bem, vive-se bem.

    E essa arte do comer bem e beber bem (bien manger et bien boire) envolve também equilíbrio e até saúde.

    Come-se variado, come-se rico, mas come-se pouco, ou pelo menos pouco de cada coisa.

    Tudo tem muita manteiga, mas os franceses guardam, na média, um corpo magro e um bio-tipo ativo.

    Conhecer melhor a gastronomia francesa é um dos quesitos importantes pra quem aproveitar melhor a vida.

    Aprender o que combina bem com o que, o que e harmoniza bem com o que, etc.

    Um exemplo rápido é gorgonzola, nozes e pera… São três elementos que juntos funcionam muito bem em saladas, ou por exemplo em um risoto ou até como molho de uma massa fresca. E por aí vai…

    Outro segredo seria a mistura de maionese com toranja (pomelo / grapefruit) em saladas. A mistura do amargor cítrico específico dessa fruta com a untuosidade da “mayonnaise” (leia-se maionese francesa que vem com um toque de pimenta do reino e de mostarda forte) fecha muito bem com carne de caranguejo (pra quem come frutos do mar, claro, mas opção vegetariana também é uma delícia)…

    E claro que aprender isso em francês ganha um brilho especial, já que estudar francês com temas que gostamos é muito mais fácil pois nem parece estudo, o aprendizado simplesmente acontece.

    Digo isso porque sei que você de alguma forma tem interesse na língua francesa, logo aprender com gastronomia vai ser como matar dois coelhos com uma cajadada só: pois aprende-se francês de forma prazerosa, e descobre-se um universo infinito, cheio de sabores e experiências que podem enriquecer nossas vidas… ; )

    Não podemos esquecer que língua é cultura.

    O idioma e a sociedade (na qual ele se desenvolveu e é utilizado) têm uma relação muito forte entre si.

    PORTANTO, estudar francês com gastronomia francesa não é apenas uma dica prazeroso cheia de sabor (rs…) é também uma proposta pedagógica interessante.

    Termino esse e-mail com essa dica e a proposta que vocês pesquisem mais sobre o assunto, busquem receitas em francês na internet, e tentem colocá-las em prática, ok?

    Um grande abraço,

    Prof. Rafael Tosta

    Francês Cultural – O francês mais saboroso pra você ! ; )

     

    Receba o "Resumo Semanal"

    Quer receber o "Resumo dos Ateliers Semanais" todos os domingos no seu e-mail com todos os materiais e conteúdos da semana?

    Fique tranquil@, eu NUNCA enviarei e-mails não solicitados (spam). Powered by ConvertKit

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here