Artigo “Duolingo Funciona?

Duolingo Funciona?

Duolingo é um aplicativo de estudo de idiomas com um sistema de repetição integrado, que também pode ser estudado pelo navegador de internet do seu computador. Esse sistema de repetição garante que as lições sejam revistas algumas vezes até que a memorização acorra totalmente. Após instalado no celular, o sistema é bem intuitivo e fácil de usar. É só abrir e seguir os passos: fazer um login, escolher um idioma e começar o percurso.

Pontos Positivos:

Diferente de outros sistemas de estudo repetitivo como o ANKI (para saber mais sobre o ANKI clique aqui), você não tem que construir seus cartões de memorização, esse trabalho é facilitado por uma estrutura pré-montada, mostrada em uma ordem pensada por especialistas. Além disso existe o áudio das palavras e frases para ser escutado e o aplicativo corrige a pronúncia a cada lição. Com o microfone integrado do celular, é possível repetir a pronúncia escutada, e caso não esteja correto, o aplicativo pede pra você repetir. É gratuito, e os professores podem acompanhar o estudo dos alunos a distância.

Pontos Negativos:

Você não escolhe o conteúdo. Cada módulo vai sendo liberado conforme você vai estudando os módulos anteriores, ou seja você não escolhe o que quer estudar. Os temas das lições podem não ser muito do interesse pessoal do estudante,

Conclusão:

Embora ainda seja um sistema mecânico, que funciona bem por “exaustão”, ou seja, exige repetição atrás de repetição, ele garante um contato extra com a língua de fácil acesso. Em qualquer pequena pausa ou espera (filas, banco, ônibus, metrô) é possível estudar e aproveitar esse tempo “morto”.

A desvantagem é que não necessariamente o foco dos estudos é contextualizado e isso dificulta a compreensão total e memorização. Mas em geral, ele consegue tratar panoramicamente a estrutura da língua, vocabulário, compreensão oral e pronúncia, e garante assim uma funcionalidade interessante pra quem quer se manter ativo numa língua já estudada, ou avançar pouco a pouco em um novo idioma.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *