Artigo “Trabalhar em Empresas Francesas”

Trabalhar em Empresas Francesas

Trabalhar numa multinacional não é algo desejado por todos, mas pode trazer possibilidades de uma estabilidade financeira, e mesmo, uma estruturação econômica razoável pra sua família. Sem contar a possibilidade de pedir uma transferência para uma filial no exterior, se esse for o seu desejo.

No entanto, se o inglês já é uma habilidade conquistada pra você, ou se você não tem gosto ou interesse por aprendê-lo, o francês pode ser o diferencial no caminho de encontrar uma vaga nas diversas empresas, indústrias e grupos franceses, suíços e canadenses instalados no Brasil.

Como é o caso da nossa entrevistada Bruna Ari, que depois de aprender francês em Paris em 2010, aplicou pra uma vaga na Decathlon, gigante de departamentos esportivos, conseguiu a posição de gerente de comunicação da Decathlon Brasil.

Veja a entrevista aqui (em breve)

De acordo com o jornal Valor Econômico, ao menos 500 empresas francesas estão instaladas no Brasil e os investimentos estão sendo ampliados em muitos setores, criando 500 mil empregos diretos no país.

As empresas estão em diversos setores como energia e transporte (Alstom), químico (Air Liquide, Arkema), farmacêutico (Sanofi), telecomunicações (Alcatel-Lucent), defesa (EADS, Thales), materiais elétricos (Legrand, Schneider Electric), materiais de construção, vidros e cerâmicas (Saint-Gobain), automobilístico (Citroën, Peugeot, Renault), tratamento de água (Veolia Water), alimentação (Norac), bebidas e produtos de luxo (LVMH), louças finas (Arc International) e produtos de beleza (L’Oréal).

Além destas, empresas como Carrefour, Leroy Merlin, Decathlon, Fnac, montadoras como Renault, Citroën e Peugeot, sem contar as empresas suíças, como Firmenich e Givaudan, gigantes da área de perfumes, aromas, sabores e cosméticos, entre outras. Sem falar das canadenses…

Sem contar a indústria da moda, da gastronomia e das artes, a França também oferece muitas vagas na área de pesquisa acadêmica, com bolsas e incentivos, bem como na área de esportes.

E o novo presidente Emmanuel Macron, a partir de 2017, está abrindo um chamado para todos os profissionais da área de sustentabilidade, se esse for o seu caso, agora é o momento.

A minha experiência com o mundo corporativo francês, seja na área pública (consulados, serviços públicos, etc) como empresarial (minha esposa trabalha na indústria do perfume), eu percebo uma leveza e descontração que configuram um ambiente de trabalho mais saudável que o geral. Embora siga sendo um mundo competitivo e exigente, pra quem quer uma opção pro estresse do mundo dos negócios, trabalhar em empresas francesas pode ser um caminho!

Se esse for o seu caso, esse portal oferece diversos materiais para te ajudar a entrar nesse mundo através do aprendizado da língua francesa. Aproveite.

E se gostou, deixe seu comentário embaixo, com sua experiência sobre o assunto pra ajudar mais pessoas, e compartilhe com seus amigos, se achar interessante!

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *