A história por trás da rixa entre franceses e ingleses

A história é longa, e velha. Mas tudo bem… Vamos entender algumas coisas. Pesquisando pra esse artigo, descobri que os normandos dominaram a Inglaterra em 1066… Nessa ocasião, instalaram uma administração francófona na Inglaterra e a língua da corte se tornou o francês, durante vários séculos… E até hoje, diz-se (uma pesquisadora chamada Laura K. Lawless) que um terço das palavras do inglês atual são de origem francesa. Isso por si só já deve dar umas cosquinhas nos anglófonos… E o inverso também existe, e deve incomodar um pouco os franceses.

Mas bem, e a Guerra dos Cem Anos? Já escutou falar? Esse deve ser o maior motivo “histórico”…Sim, entre 1337 e 1453, a França e a Inglaterra estiveram em guerra…. Motivos: uma depressão geral na Europa, questões de sucessão dos reinos, ambição do homem, que é coisa que não tem fim. Gosto muito da frase “cabeça de gente é terra que ninguém caminha”… Entende? Pois é, Caetano Veloso disse em uma música “de perto ninguém é normal”… E o homem sempre querendo mais, buscando fora o que pode entender por dentro, e alimentando guerras e batalhas sem sentido.

Bem, a França, com campos mais férteis e clima mais favorável, acabou tendo melhor desenvolvimento agrícola, nessa época. A França na época da Guerra dos Cem Anos, tinha entre 16 e 17 milhões de habitantes… Enquanto a Inglaterra apenas 4.

Já a Inglaterra, com um período de crise climática, passou por dificuldades, e investiu na criação das ovelhas, que tinham uma lã fina de boa qualidade. E essa crise, acabou levando ela a ter uma desenvolvimento industrial precoce, e isso trouxe mais tarde riquezas…

Então em meio à crises, grupos políticos, interesses contrários, outras “nações” e reinos acabaram também mexendo seus pauzinhos para levar vantagem… E a Guerra dos Cem Anos, foi uma sequência de várias batalhas, muitas vezes isoladas e sem contexto direto umas com as outras…

E enfim, seria muita história pra contar em um artigo rápido como esse, essa rixa continua. No mais, imagine um povo vivendo em frente ao outro, separados por um canal apenas… Um barco e pronto: a possibilidade de ir buscar algo, pilhar uma cidade, etc… Imagine, por exemplo, brasileiros e argentinos…rs…

No mais, mais tarde, quando a Inglaterra enriqueceu vendendo tecidos para Portugal e Espanha, e pro mundo, e se tornou uma potência, sobretudo com a colonização da América do Norte, os franceses que demoraram para instaurar colônias significativas, devem ter tido uma invejinha… Será? Creio que sim…

Então, como vocês podem ver, os motivos são vários, históricos, está na linguagem, etc… Depois, também, é justo dizer que existe admiração mútua entre os dois povos, entre as duas culturas… Não só de rixas vive o homem… rs… Assim como entre nós, brasileiros, e os argentinos.

E essa disputa e admiração, trazem um ponto positivo para nós: como você viu, um terço das palavras do inglês tem origem francesa, ou seja, falar inglês ajuda no francês e vice-versa… Então, pra quem já fala inglês, estudar francês é uma ótima ideia! E depois do francês fica mais fácil aprender inglês!

Então bons estudos e mãos à obra!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *